domingo, 31 de dezembro de 2017

Lápis de cor

Tradicional ou não?


Sempre que escolhemos este material para ilustrar, surge uma certa dúvida na questão: que tipo de lápis utilizar. Muitos de nós acabamos comprando os aquareláveis para diminuir custos, por que é uma forma de ter dois materiais em um só custo. No entanto aparece a questão; uso como aquarela ou como lápis de cor?

Se a intenção inicial era de trabalhar com lápis de cor, mantenha-a. Deixe a possibilidade da aquarela, quando for de fato esta a sua vontade. Aquarela, demanda mais domínio, papel estirado e específico.

No exemplo abaixo, utilizei o aquarelável Noris Club da “Staedtler” na função lápis de cor sobre papel Fabriano estirado, por que apliquei um fundo leve em “Ecoline” que demanda umidade sobre o papel.






Nos próximos posts, teremos 2 Infos sobre o assunto. Os tipos existentes no mercado e acessórios.


Colored pencils


Traditional or not?


Whenever we choose this material to illustrate, a certain question arises: what kind of pencil to use. Many of us end up buying watercolors to cut costs, because it's a way of having two materials at one cost. However the question appears; use as watercolor or as crayons?

If the initial intention was to work with crayons, keep it. Leave the possibility of the watercolor, when it is indeed your will. Watercolor, demand more mastery, stretched and specific paper.

In the example below, I used the "Staedtler" Noris Club watercolor in the colored pencils function on stretched Fabriano paper, so I applied a light background to "Ecoline" that requires moisture on the paper.


In the next posts, we will have 2 Infos on the subject. Existing types in the market and accessories.

6 comentários:

  1. Afinal, o Fabriano é liso ou tem uma leve textura?
    Qual o papel ideal para uma pintura mais uniforme com lápis de cor?
    Usar um lápis blender em lápis de cor NÃO-aquarelável, funciona?
    Feliz Ano Novo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fabriano tem uma leve textura telada. O Scholler é o mais liso para trabalhar com lápis de cor. No entanto, a textura do Fabriano acaba ajudando dependendo do tema que vc for desenhar. Por exemplo, na ilustra acima ele ajuda na hora de dar o efeito do tronco onde o pássaro se apoia.
      Quanto aos lápis Blender, eles são excelentes para trabalhar com realismo. Veja nos links abaixo e comprove:
      https://andrearaujodesenhandoavida.blogspot.com.br/2017/12/making-of.html
      https://andrearaujodesenhandoavida.blogspot.com.br/2017/11/branco-cor-ou-textura.html
      Todos foram feitos com o Polychrome da Faber Castell que eh um Blender fantástico.

      Excluir
  2. Vou acompanhar os posts! Estou no início dos meus estudos de desenho e pintura. Eu sempre vi pessoas obtendo resultados magníficos com lápis de cor e eu não entendia como! Estou praticando e fazendo experiência interessantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo! Toda semana tem postagens sobre material de desenho. Espero que goste e que lhe sejam úteis.

      Excluir
  3. Olá boa tarde!!
    Voce poderia falar um pouco mais sobre o "ecoline" que voce passou antes de fazer o desenho???

    Obrigado e um ótimo ano novo para você!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ecoline é uma aquarela líquida que possui uma luminosidade fantástica. Eu utilizo de varias formas, combbinada com outras tintas, pura ou com lápis de cor.
      Em breve postarei um Info sobre ela com dicas de como usar e conservar tb. Tenho algumas cores que já duram 30 anos e ainda funcionam bem.
      Veja neste link que já postei como ela funciona bem como base para o lápis de cor. http://andrearaujodesenhandoavida.blogspot.com.br/2017/11/making-off.html

      Excluir