sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Como fazer

Usando máscaras


O uso de máscaras em diversos trabalhos ajudam bastante isolando áreas que não devam receber tinta de imediato. É mais comum, a sua utilização em aerografia e aquarelas. No entanto, vc pode utilizar este recurso em outras técnicas sem nenhum problema.

No exemplo da ilustra que fiz de um periquito australiano, eu utilizei máscara para isolar o desenho do pássaro e fazer um degradé de fundo utilizando rolo de pintura. O papel escolhido foi o Fabriano 150gr e a tinta foi o gouache da Talens. Foi utilizada a técnica de estiramento do papel já apresentada aqui em outro “post”.

As máscaras existentes no mercado são adesivas ou líquidas. Na ilustração em questão, optei pela líquida. Para este tipo de emascaramento, faz-se necessário umidecer o pincel e passar por sobre um sabonete ou sabão antes de mergulha-lo na máscara líquida. Isto evitará o ressecamento rápido do produto enquanto estiver utilizando e também facilitará a limpeza do pincel.

Após cobrir a área do desenho, preparei em uma forma de alumínio, o degradé de tinta que foi do azul ultramar até o preto. Feito isto, com um rolo de pintura (espuma) passei por sobre as tintas em movimento de vai e vem seguidas vezes, até que a transição entre as cores ficasse mais uniforme. Em seguida, passei pela região do papel em toda a sua extensão. Quando o trabalho ficou completamente seco, a máscara foi removida com cuidado utilizando a ponta de um estilete.

Num próximo “post”, mostrarei algumas das máscaras existentes no mercado.





How to make


Using masks


The use of masks in various jobs helps greatly by isolating areas that should not receive paint immediately. It is more common, its use in airbrushing and watercolors. However, you can use this feature in other techniques without any problem.
In the example I illustrated of an Australian parakeet, I used a mask to isolate the bird's drawing and make a background gradient using paint roller. The paper chosen was the Fabriano 150gr and the ink was the gouache of the Talens. The paper stretching technique already presented here was used in another post.
The masks on the market are adhesive or liquid. In the illustration in question, I chose the liquid. For this type of emasculation, it is necessary to moisten the brush and go through a soap or soap before immersing it in the liquid mask. This will prevent rapid drying of the product while in use and will also make cleaning the brush easier.
After covering the drawing area, I prepared in an aluminum form the paint gradient that went from ultramarine to black. With this, with a paint roller (foam) I passed over the moving inks back and forth at a time, until the transition between colors became more uniform. Then I passed through the paper region in its entire length. When the work was completely dry, the mask was gently removed using the tip of a stylus.
In a next post, I'll show you some of the masks on the market.

2 comentários:

  1. Eu tenho essa máscara, mas nunca utilizei. Vou experimentar com sua dica. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanhã publicarei um Info especial sobre tipos e marcas de máscaras existentes no mercado. Seja uma seguidora do Blog e não perca a dica.

      Excluir